O que é inspeção predial?

A inspeção predial nada mais é do que uma avaliação que tem por objetivo identificar o estado geral da edificação e se seus sistemas construtivos, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação, consideradas às expectativas dos usuários.

De acordo com a norma NBR 16747, a inspeção predial “tem por objetivo constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação, seus sistemas e subsistemas, de forma a permitir um acompanhamento sistêmico do comportamento em uso ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação”.

Este diagnóstico da edificação é uma vistoria que diminui o risco de acidentes prediais e contribui para um melhor direcionamento dos investimentos nos condomínios e para as adequações do plano de manutenção.

A inspeção predial se propõe a avaliar o desempenho da edificação levando em conta a segurança (englobando tanto a segurança estrutural, quando contra incêndio e os quesitos de segurança no uso e na operação), a habitabilidade (considerando os fatores de estanqueidade, saúde, qualidade do ar, higiene, funcionalidade e acessibilidade) e ainda a sustentabilidade (relacionada principalmente à durabilidade e à manutenibilidade).

A nova norma ABNT deixa claro que a inspeção predial é como um “exame clínico geral”, que avalia as condições globais da edificação, feito de forma sensorial pelo profissional capacitado, ou seja, usando seus sentidos de visão, tato e audição. Pode ser necessário, no entanto, realizar inspeções específicas e mais aprofundadas caso, nessa inspeção “geral”, sejam detectadas falhas ou anomalias que necessitem de investigação.

As etapas da inspeção predial são basicamente:
– Levantamento de dados e documentação, que deve ser solicitada pelo profissional e fornecida pelo responsável pela edificação;

– Análise desses dados e documentos, para verificar se existem falhas (que devem ser apontadas no relatório final);

– Entrevista para coleta de dados sobre a edificação, quando o profissional procura saber a idade da edificação, seu histórico de manutenções e reformas, entre outros;

-Vistoria sistêmica da edificação, para a detecção de falhas ou anomalias;

– Classificação das falhas e anomalias detectadas na vistoria, determinando o fator causador da perda de desempenho:
Foi causada por agentes externos?
Foi decorrente do projeto? da execução? do uso?
Está relacionada ao envelhecimento natural?

-Recomendação de ações necessárias para corrigir estas falhas ou anomalias;

– Organização das ações prioritárias conforme sua urgência;

– Avaliação do estado de manutenção e uso da edificação e de seus sistemas, incluindo a avaliação do plano de manutenção existente:
Ele está sendo executado? A frequência das ações está correta?
As ações propostas podem mesmo ser realizadas?
Os equipamentos podem ser acessados com segurança?

– Emissão do laudo com todas as informações.

ACL Soluções Contra Incêndio – Condominial e Empresarial
Empresa Especialista em Laudos Técnicos (Gás e SPDA)
AVCB – CLCB – Brigada de Incêndio (Treinamentos)
(11) 94319.4562 – São Paulo e Grande São Paulo
(19) 99893.7829 – Campinas e Região

Siga-nos nas Redes Sociais

COMENTE | CURTA | COMPARTILHE

Shopping Basket