11 94319.4565
São Paulo
19 99893.7829
Campinas
São Paulo
Campinas
Além de colaborarem para compor a estética de alguns ambientes, os corrimãos exercem funções essenciais que são a de promover mais segurança durante o ato de subir escadas ou rampas, bem como proporcionar maior acessibilidade a pessoas com alguma restrição de locomoção.
Os corrimãos são itens obrigatórios e não podem ser instalados de forma aleatória, existem regras que norteiam seu adequado uso. Seja de qual material for (madeira, aço, ferro, pedra, outros), a função do corrimão é servir de apoio a todos que precisem de suporte, desde crianças a idosos, pessoas com deficiências, adultos de diferentes alturas.
A correta instalação dos corrimãos, de acordo com normas preconizadas, é condição para que o prédio possa obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou documento equivalente, o qual atesta que o condomínio está em dia com as obrigações relacionadas à segurança.
Condições ideais – O ideal é contar sempre com a assessoria de um profissional especializado para projetar e dimensionar adequadamente, neste caso, seguindo especificamente o que está previsto nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR 9050 – “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” (atualizada constantemente por um comitê técnico) e a NBR 9077 – “Escadas e saídas de emergências em edifícios”.
A NBR 9050, merece uma atenção especial por parte dos síndicos, já que é responsável por estabelecer critérios e parâmetros para o projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.
Distância ao chão – O corrimão não pode ser instalado mais baixo que 80 centímetros e não pode ultrapassar 92 centímetros do piso. Caso a ele esteja servindo em uma rampa, a instalação deve ter duas alturas diferentes, 70 centímetros e a outra em relação ao piso não deve superar os 92 centímetros já citados.
O apoio mais baixo é direcionado a crianças, com estatura menor, para que elas possam se deslocar em plano inclinado com segurança. Os corrimãos são obrigatórios em todas as escadas e rampas integralmente (todo o trajeto) e em ambos os lados.
Distância para anteparos e paredes – No caso de o corrimão ser instalado em uma parede, deve-se observar um espaço mínimo para que o usuário possa encaixar a mão adequadamente, o equipamento não pode estar justaposto ao anteparo.
Eles devem ser firmemente fixados às paredes ou barras suportes, a fim de proporcionar utilização segura. Segundo a NBR 9050, o corrimão deve ser instalado a uma distância de no mínimo 4 centímetros da parede ou outro obstáculo.
Espessura – Esse suporte deve ter seção circular com diâmetro entre 3 e 4,5 centímetros (espessura que seja contemplada pelo punho fechado) ou seção elíptica, desde que a dimensão maior seja de 4,5 centímetros e a menor de 3.
Dessa forma, assegura-se maior firmeza ao usuário na hora de se apoiar no corrimão, ao passo que se ele for excessivamente “grosso”, não há este apoio.
ACL Soluções Contra Incêndio – Condominial e Empresarial
Empresa Especialista em Laudos Técnicos (Gás e SPDA)
AVCB – CLCB – Brigada de Incêndio (Treinamentos)
(11) 94319.4562 – São Paulo e Grande São Paulo
(19) 99893.7829 – Campinas e Região