Entenda o que é o laudo CMAR.

CMAR é a sigla para Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento. Destina-se a identificar materiais e padrões necessários nos acabamentos e revestimentos a serem aplicados nas edificações. Dessa forma, se evita o surgimento de condições propícias a propagação do fogo e geração de fumaça.

O CMAR foi desenvolvido com a função de propiciar maior segurança para as edificações e seus ocupantes. Através das normas vigentes, garante que os edifícios possuam materiais de acabamento e revestimento que são adequados a sua estrutura e tipo de ocupação.

O controle de materiais de acabamento e revestimento também garante que em caso de incêndio, os materiais não se transformem em riscos contra os ocupantes em busca de uma saída. O CMAR é exigido para: pisos; paredes e divisórias; tetos e forros; coberturas.

O Laudo CMAR deve ser elaborado por um responsável técnico, que deve seguir as normas e padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros. Isso inclui a análise de todos os materiais de acabamento e revestimentos que são utilizados na estrutura do edifício, de acordo com as especificações de fabricação.

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, as mortes providentes de um incêndio, não são causadas unicamente por queimaduras originadas pelo fogo. Há outros fatores que podem vitimar pessoas durante um incêndio, em especial, a inalação da fumaça originada pela queima dos materiais de acabamento e revestimento do imóvel.

Materiais com alta combustão podem acelerar a evolução de um incêndio, um grande volume de fumaça pode impedir a visão da rota de fuga dos ocupantes. Estes fatores e outros, contribuem para maiores danos materiais e mais vítimas.

Materiais como vidro, concreto, gesso, produtos cerâmicos, pedra natural, alvenaria, metais e ligas metálicas, são considerados incombustíveis, e, portanto, dispensados do CMAR. Os pisos de madeira maciça, na forma de tábuas ou tacos, mesmo que envernizados, também estão dispensados desta avaliação.

Muitos confundem o conceito do CMAR e consideram cortinas e móveis estofados, mesmo que fixos, como materiais de acabamento e revestimento. Ocorre que, esses são considerados como mobiliários no geral.

Ou seja, é primordial que haja um estudo preliminar dos materiais a serem instalados na edificação, de acordo com todas as especificações da legislação. Além disso, alguns acabamentos e revestimentos podem passar por um tratamento com retardante ante chamas, para que sejam minimizados os riscos de alastramento do incêndio e fumaça originada pela sua queima.

ACL Soluções Contra Incêndio – Condominial e Empresarial
Empresa Especialista em Laudos Técnicos (Gás e SPDA)
AVCB – CLCB – Brigada de Incêndio (Treinamentos)
(11) 94319.4562 – São Paulo e Grande São Paulo
(19) 99893.7829 – Campinas e Região

Siga-nos nas Redes Sociais

COMENTE | CURTA | COMPARTILHE

Shopping Basket