11 94319.4565
São Paulo
19 99893.7829
Campinas
São Paulo
Campinas
Fenômenos da natureza podem nos surpreender de maneira nem sempre agradável. Especialmente no verão, os temporais de final de tarde se tornam muito comuns, aumentando a incidência de raios. E como proteger a sua empresa ou condomínio de ser atingida por um deles? É para isso que existe o Laudo de SPDA ou para-raios.
Trata-se de um documento que tem como objetivo garantir que o sistema de proteção contra descarga atmosférica esteja funcionando em conformidade com a norma NBR 5419 da ABNT cujo objetivo é garantir a segurança das pessoas e de sua propriedade.
As inspeções de SPDA devem avaliar, testar e melhorar os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e garantir o cumprimento de normas regulatórias e as melhores práticas.
O Laudo técnico de SPDA é um documento obrigatório em construções que possuem SPDA (Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas) ou para-raios, como é popularmente conhecido. Nele, estão descritos os resultados da investigação ou o estado de um problema de inspeção técnica. Ele também inclui recomendações e conclusões da inspeção.
O SPDA ou para raio precisa ser devidamente inspecionado, para que se ateste que ele está funcionando adequadamente. O sistema SPDA é regido pela ABNT NBR 5419, sob o título geral “Proteção contra descargas atmosféricas”, e tem previsão de conter as seguintes partes:
Parte 1: Princípios Gerais – ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas;
Parte 2: Gerenciamento de Risco – ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra;
Parte 3: Danos Físicos a Estruturas e Perigos à Vida – ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para proteção de uma estrutura contra danos físicos por meio de um SPDA – Sistema De Proteção Contra Descargas Atmosféricas – e para proteção de seres vivos contra lesões causadas pelas tensões de toque e passo nas vizinhanças de um SPDA.
Parte 4: Sistemas Elétricos e Eletrônicos Internos na Estrutura – ABNT NBR 5419 fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaio de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos (Medidas De Proteção Contra Surtos ─ MPS) para reduzir o risco de danos permanentes internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas (LEMP).
As medidas de proteção consideradas na ABNT NBR 5419 são comprovadamente eficazes na redução dos riscos associados às descargas atmosféricas. São todas essas medidas que formam a proteção completa contra descargas atmosféricas.
Por razões práticas, os critérios para projeto, instalação e manutenção das medidas de proteção são classificados em dois grupos separados:
– O primeiro grupo se refere às medidas de proteção para reduzir danos físicos e riscos à vida dentro de uma estrutura e está contido na ABNT NBR 5419-3;
– O segundo grupo se refere às medidas de proteção para reduzir falhas de sistemas elétricos e eletrônicos em uma estrutura e está contido no ABNT NBR 5419-4.
Fonte: NBR 5419/ 22.06.2015
As inspeções devem ocorrer durante a construção, e após a conclusão de instalação do SPDA. Sempre quando o sistema for alterado ou sofrer um reparo ou uma descarga atmosférica. E semestralmente, de forma programada, funcionando como uma manutenção periódica, com o objetivo de verificar pontos que sofreram desgaste.
Sendo assim, a obtenção do documento significa que todo o sistema foi instalado conforme planejamento. Além disso, como os componentes são, um a um, avaliados, o laudo garante que eles estão funcionando adequadamente, sendo capazes de direcionar uma descarga atmosférica para o aterramento, sem que ela cause danos físicos ou materiais. É por essa razão que quaisquer modificações na construção demandam nova vistoria e renovação do laudo.
Do ponto de vista mais burocrático, a ausência do laudo pode ser um empecilho na hora de conseguir uma certificação ISO. Além disso, quando da renovação do alvará de funcionamento da empresa, o Corpo de Bombeiros exige tal documento e algumas seguradoras podem se recusar a cobrir o sinistro caso ele não esteja em dia.
É necessário contratar um profissional habilitado, que poderá emitir o laudo e ART. Caso necessite de um laudo de SPDA, você pode contar com os serviços da ACL Soluções Contra Incêndio.
ACL Soluções Contra Incêndio – Condominial e Empresarial
Empresa Especialista em Laudos Técnicos (Gás e SPDA)
AVCB – CLCB – Brigada de Incêndio (Treinamentos)
(11) 94319.4562 – São Paulo e Grande São Paulo
(19) 99893.7829 – Campinas e Região